quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Conhecendo os Instrumentos de Trabalho

Olá meninas tudo bem?
Hoje vamos conhecer um pouco dos instrumentos da manicure.
Os instrumentos da manicure são bem conhecidos do público em geral. Mas nunca é demais pontuar cada um deles. Além disso, alguns produtos utilizados no passado foram abandonados por motivos diversos. Vamos conhecer cada um deles:


Tesoura para cortar unhas: Prefira o instrumento próprio para corte de unhas. Para as unhas dos pés prefira o alicate de corte de unhas.

Alicate de corte de unhas: Serve para cortar unhas, principalmente a dos pés, que são mais resistentes. Deve ser esterilizado após cada uso.

Espatula de inox: Instrumento que serve para afastar a cutícula de modo a facilitar seu corte com o alicate. Deve ser esterilizado após cada uso.

Alicate de cutícula:Usado para cortar as cutículas. Deve ser esterilizado após cada uso e amolado a cada 15 dias ou de acordo com a utilização. Um alicate cego atrapalha o trabalho da manicure e pode ferir o cliente. Uma boa dica para manter o fio amolado é manter a parte cortante do alicate sempre protegida por capa ou envolta de algodão.

Palito de inox ou Palito descartável: Serve para remover o excesso de esmalte em torno da cutícula, nesse caso, será usado sem algodão. Em seguida, para a limpeza do esmalte que ficou sobre a pele em torno da unha, enrolar no algodão embebido em removedor. Se preferir usar inox faça a esterilização após cada uso.

Lixa de unha descartável: Serve para acertar as imperfeições do corte da unha.

Lixa para pés descartável: Serve para retirar as células mortas da pele dos calcanhares.

Polidor de unhas descartável: É uma lixa ultrafina. Serve para dar polimento às unhas danificadas, lascadas, avermelhadas ou amareladas. Existem vários tipos no mercado. Só poderá ser usada apenas uma vez por mês. Isso porque o desgaste excessivo do polidor pode prejudicar as funções da unha.

Toalhas de mãos e rosto: Toda manicure deve ter sempre em mãos toalhas limpas. Elas deve servir de apoio para as toalhas descartáveis (que são finas) para absorver a água que escorre. Devem ser trocadas ao final de cada atendimento.

Toalhas descartáveis ou papel toalha: Serve de apoio para retirar o excesso do esmalte que fica no palito de laranjeira ou inox. Por isso mesmo, nunca use a toalha de tecido (mãos e rosto) para esse fim, pois dá a impressão de desleixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário